domingo, 28 de abril de 2013

Guerra e paz



Durantes um mês, preparei a guerra. Não sabia que estava a preparar, também, a paz. Há um filósofo que diz que tudo existe pelo seu contrário: só conhecemos a alegria, porque existe a tristeza, o sim existe no não. Não há paz sem guerra.
Durante anos, aprendi que fazemos escolhas em cada momento, escolhemos olhar ou escolhemos ver. E, em cada escolha, estamos sempre sozinhos, é essa a condição humana. E nunca saberemos se a outra opção, aquela que não escolhemos, seria melhor.
É a minha primeira batalha. Interrogo-me quantas batalhas terei de ganhar para chegar ao fim da guerra. Tenho um medo enorme de sofrer. Preparo todas as armas, elimino possíveis inimigos, qual estratega na hora da luta. Durante esse mês, corpo e mente preparam-se para lutas infindáveis de desejos e tentações. “E livrai-nos das tentações”, não há deus que me valha! É muito fácil culpar os deuses das nossas derrotas, ou agradecer-lhes as nossas vitórias. O meu caminho é mais difícil, mas sou eu que escolho. Vou sofrer mais? Talvez, mas o prazer será muito maior!
Levanto-me com o medo da luta, mas vou em frente. Mergulho na piscina e nado com força, o meu corpo agradece a água como um conforto. A minha alma serena no cansaço do nadar rápido. A caminhada aquece-me no dia frio de janeiro e eu sorrio, a primeira batalha está ganha.
Muitos dias se seguem e, cada vez mais serena, as minhas vitórias espelham-se na minha pele, sedenta de uma vivência diferente. Sou cada vez mais senhora de mim. O meu sorriso tem mais cor, o meu corpo afina-se na sedução, o meu olhar é brilhante. E cada batalha, em cada dia, dá-me a força para continuar. Às vezes dói, dói tanto! Mas são minutos, depois é a paz! Esta já ganhei! Haverá mais batalhas, mais dores! Haverá mais paz!
Hoje cruzo-me com uma colega. Rio-me para ela:
- Este ano, os nosso horários são tão diferentes! Já tinha saudades tuas.
Ela olha-me agradada.
- Estás tão bonita!
- Ah, fui ao cabeleireiro, deve ser isso!
- Não. É a tua pele! Tão transparente, tão branquinha! Fizeste uma limpeza?
- Não! Deixei de fumar!

@@@

Sem comentários:

Enviar um comentário